Bicicletar Corporativo – Estímulo à prática diária do ciclismo
22/03/2018

Bicicletar Corporativo


Prefeitura de Fortaleza inicia sistema Bicicletar Corporativo com 
estímulo ao uso de bikes na gestão pública e privada

A Prefeitura de Fortaleza dá mais um passo na direção de tornar a capital cearense cada vez mais ciclável e inicia, nesta quarta-feira (28/02), às 14h, no Paço Municipal, o novo sistema Bicicletar Corporativo. Inserido no âmbito da parceria Cidades Saudáveis, que envolve 50 cidades no mundo e é apoiada pela Bloomberg Philanthropies e a Organização Mundial de Saúde (OMS), o novo sistema de bicicletas compartilhadas de Fortaleza surge voltado para colaboradores da gestão municipal, tendo como propósito estimular que empresas e instituições adotem a prática diária do ciclismo.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), o Bicicletar Corporativo nasce com o objetivo de potencializar que as empresas e instituições da cidade promovam ações de estímulo ao ciclismo com seus funcionários e clientes. Dessa forma, o Bicicletar Corporativo é inovador, sendo também um dos exemplos de iniciativas que estimulam os colaborados municipais a adotarem o ciclismo como prática diária. O sistema Bicicletar Corporativo inicia em caráter de piloto, oferecendo 40 bicicletas distribuídas em seis Pontos de Retirada/Devolução localizados em órgãos da Prefeitura de Fortaleza. São eles:

1 – Paço Municipal;
2 – Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP);
3 – Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC);
4 – Secretaria Regional I (SER I);
5 – Secretaria Municipal de Turismo (Setfor);
6 – Instituto Dr. José Frota (IJF).

O secretário-executivo de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Sabóia, explica as vantagens que Bicicletar Corporativo traz para a gestão municipal e empresarial. “Este novo sistema possibilitará aos usuários passarem até 20 horas com a bicicleta, para que tanto possam fazer deslocamentos durante o expediente de trabalho, como idas a reuniões ou vistorias externas, quanto possibilitar o deslocamento de ida e volta de casa ao trabalho. A intenção é que empresas e instituições em seus mais variados ramos de atuação na cidade também adotem a bicicleta como meio de transporte, fazendo com que se reduza a poluição atmosférica e que os deslocamentos se tornem mais ágeis”, diz Sabóia.

Para isso, o sistema conta com uma nova tecnologia, com painéis fotovoltaicos para a captação e armazenamento de energia solar para o gerenciamento da rede, e as estações são virtuais, não necessitando de estações físicas para o funcionamento, cujas travas encontram-se nas próprias bicicletas, que podem ser liberadas por meio do aplicativo móvel. Além disso, as bicicletas contam com equipamento de GPS, cuja tecnologia vai permitir, em tempo real, a localização das bicicletas via satélite. Todo o sistema é fornecido pela empresa Serttel, responsável pelo desenvolvimento do projeto e pela manutenção técnica dos equipamentos. A bicicleta corporativa é mais uma solução desenvolvida pela Serttel para oferecer opções de transportes sustentáveis para as pessoas. O Sistema de Fortaleza será a primeira experiência de compartilhamento de bicicletas utilizando tecnologia de ponta denominada dockless (sem estação) para travamento e retirada da bicicleta sem que o usuário tenha que se deslocar até uma estação para retirar e devolver a bicicleta, como já é utilizado em outros continentes e possibilitando viagens porta a porta”, comenta Rivaldave Vasconcelos, diretor Comercial da Serttel. “Com essa tecnologia, a Serttel planeja evoluir os atuais sistemas de bike sharing implantados no Brasil e na América latina, reduzindo o custo dos projetos e ampliando a oferta de bicicletas para a realização de viagens”, completa Vasconcelos.

A ação é fomentada pelo projeto Cidades Saudáveis com o apoio da Bloomberg Philanthropies e assim como acontece com os sistemas de compartilhamento de bicicletas e carros elétricos (Bicicletar, Bicicleta Integrada, Mini Bicicletar e VAMO Fortaleza), a gestão pública municipal também não tem nenhum ônus financeiro com o sistema Bicicletar Corporativo.

 

Cadastro e Regras de Utilização:
Os cadastros podem ser realizados pelo site do Bicicletar Corporativo (www.bicicletarcorporativo.com.br) e os usuários devem fornecer e-mail, CPF, endereço e número de celular válido para a realização do cadastro, no sentido de confirmação de vínculo com a Prefeitura Municipal de Fortaleza. O usuário poderá ficar com a Bicicleta por um período máximo de 20 horas e, se desejar retirar novamente a bicicleta ao término do período, deverá devolver a bike normalmente e aguardar 1 hora para a próxima retirada. O cadastro para utilização será válido por um ano, podendo ser renovado.

Caso a bicicleta seja retirada após às 17h de uma sexta-feira ou véspera de feriados, a bike pode ser devolvida até às 9h do dia próximo dia útil. Após o período de 20 horas, se a bicicleta não for devolvida, a penalidade é de 24h de cadastro bloqueado para cada 60 minutos de uso excedente. O sistema funciona todos os dias das 5h às 23h59 para retirada de Bicicletas, mas a devolução pode ser feita a qualquer horário do dia em qualquer Ponto de Retirada/Devolução.

A bicicleta poderá ser presa em qualquer lugar, incluindo fora dos Pontos de Retirada/Devolução, porém as viagens só serão iniciadas ou encerradas nos pontos. Caso o usuário prenda uma bicicleta fora de um ponto, seu passe não será encerrado, fazendo com que o tempo de uso permaneça ativo.

Para atendimento ao usuário, será disponibilizado o contato por telefone (4003-9594) e Whatsapp (+55 11 9 5087-8448). Todas as informações no sistema podem ser obtidas por meio dos canais de atendimento, do site do sistema e do aplicativo móvel “Bicicletar Corporativo”. Em caso de algum imprevisto na bicicleta, o usuário deve comunicar imediatamente a Central de Atendimento (4003-9594) para que seja acionada a assistência técnica.

Benefícios:
O projeto é motivado pelos benefícios provenientes do uso da bicicleta na cidade, tanto para a saúde pública quanto para a mobilidade urbana. Segundo dados da OMS e da Prefeitura de Fortaleza, cerca de 62% da poluição atmosférica de Fortaleza é proveniente dos carros. Além disso, um estilo de vida sedentário aumenta as chances de desenvolvimento de doenças cardíacas, câncer e diabetes. O Bicicletar Corporativo vem como um exemplo de boas práticas para o ciclismo urbano, que pode inspirar empresas e instituições públicas e privadas a estimularem o uso da bicicleta, gerando benefício para saúde de seus funcionários.

Malha Cicloviária em Fortaleza:
Com o Programa de Expansão da Malha Cicloviária em amplo desenvolvimento, a Prefeitura de Fortaleza, somente no período da atual gestão, bateu um recorde histórico, ampliando em 230% a rede cicloviária na cidade. Dessa forma, a cidade, que tinha apenas 68,2 km de rede cicloviária ao final de 2012, hoje conta com os atuais 225,5 km de infraestrutura cicloviária, sendo 101,5 km de ciclovias, 120 km de ciclofaixas, 3,9 km de ciclorrotas e 0,1 km de passeio compartilhado. Os trabalhos são coordenados pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) e as Regionais.

Malha Cicloviária existente: bit.do/mapaPMF

Mais informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP)
Contato: (85) 3472-1861 | 9 8868-9787 | ascom.scsp@gmail.com
Falar com Davy Nascimento, Luiz Brito e Ionara Sena.