Bike Sampa é eleito melhor sistema de empréstimo de bikes
01/06/2015

Bike FSP300515RAFAEL BALAGO

 Em 2009, o Itaú almejou uma iniciativa para mudar as cidades. Após pesquisar opções, o banco apostou na bicicleta. O Bike Sampa chegou a São Paulo em 2012, cinco meses após a estreia do gêmeo Bike Rio.

Três anos depois, as bicicletas laranjas se espalham por 255 pontos e foram escolhidas o melhor sistema de empréstimo de bicicletas por 21% dos entrevistados pelo Datafolha. O índice sobe para 25% na classe A.

A maioria, porém, respondeu Itaú, e não Bike Sampa, o nome oficial. “As bicicletas têm tom laranja muito evidente, o que gera associação quase automática”, analisa Claudio Santana, professor do ESPM Media Lab.

Além das ruas, o Bike Sampa estreita a relação com os clientes em um espaço nobre: o celular. As bicicletas são liberadas em um aplicativo instalado nos smartphones dos usuários.

“Ao baixar o app, a pessoa informa seu número de celular ao banco. Isso inicia uma relação e aumenta a presença digital”, ressalta Santana.

“Não é um patrocínio, mas uma causa”, diz Luciana de Nicola, superintendente de Relações Governamentais do Itaú e responsável por gerenciar o programa, hoje em sete capitais e duas cidades no exterior.

O serviço é operado em parceria com a empresa Serttel, que fornece a tecnologia, e com a prefeitura, que fixa critérios e localização de estações.

Estudos do banco sobre demanda por bicicletas e circulação de ciclistas embasaram a opção de concentrá-las no centro expandido. Na pesquisa do Datafolha, o serviço foi mais lembrado na região central (31%) e na leste (26%), onde cresceu em 2014.

Porém, ainda atende menos de um terço da cidade. Isso talvez explique o alto desconhecimento: 60% não souberam citar um sistema.

Segundo Luciana, a abrangência atual focada no centro expandido se deve à maior demanda por deslocamentos curtos nas áreas centrais, onde há mais pontos de interesse e estrutura de transporte. “Na periferia, há muitas bicicletas e a demanda é por estacionamento e manutenção. Estudamos como oferecer isso.”

Antes, porém, o Itaú precisa vencer uma concorrência aberta pela prefeitura para definir quem cuidará do sistema. O convênio inicial, de três anos, expirou em maio. O novo edital prevê a instalação de, no mínimo, 400 novas estações até 2018. O resultado está agendado para junho.

“O sistema poderia ter metas mais ousadas”, avalia André Pasqualin, cicloativista. Em Paris, o Vélib já instalou 1.800 estações desde 2007. Nova York quer dobrar a rede até o fim de 2017, com 375 novos pontos.

O banco não revela a proposta, mas comemora os resultados obtidos. “Nosso principal objetivo é contribuir com a mudança”, diz Luciana.

Serviço: Empréstimo de bicicletas por meio de um aplicativo de smartphone

O que oferece: Primeiro sistema de empréstimo de bicicletas a ter larga escala em SP

Criação: Lançado em 2012 em São Paulo (no Rio, começou em 2011)

Contato: bikesampa.com.br e tel. 4003-6055

 

Fonte: Folha de São Paulo, 30 de maio de 2015