Estação do Bicicleta Integrada inaugurada em Fortaleza
26/04/2018

Nesta quarta-feira, 25, a sétima estação do sistema Bicicleta Integrada foi entregue para a população de Fortaleza. Desta vez, com o patrocínio do Shopping Riomar, o Terminal Antônio Bezerra recebeu 50 bikes que passam a fazer parte da integração modal com o transporte público, com grandes estações de bicicletas compartilhadas próximas aos terminais de ônibus e com cadastro vinculado ao Bilhete Único. Coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), o projeto é pioneiro no Brasil pelo foco na integração de modais, ofertando, de acordo com o planejamento cicloviário da atual gestão municipal, uma alternativa de transporte em Fortaleza.

Iniciado em junho de 2016, o Bicicleta Integrada conta hoje com sete estações oferecendo um total de 350 bicicletas distribuídas pelos Terminais de Ônibus dos bairros Antônio Bezerra, Lagoa, Conjunto Ceará, Messejana, Siqueira, Papicu e Parangaba. Ao longo deste período de atividades, o sistema foi responsável por 66.534 viagens e recebeu 5.316 cadastros (até 10:00 do dia 23/04/18), sendo que os terminais que mais se destacaram em volume de viagens foram Conjunto Ceará e Parangaba.

WhatsApp Image 2018-04-25 at 10.54.31

Todo o sistema é fornecido pela empresa Serttel, responsável pelo desenvolvimento do projeto e pela manutenção técnica dos equipamentos, e é custeado por meio de patrocínio de empresas privadas. Assim como acontece com o Bicicletar, o Bicicletar Corporativo e os Veículos Alternativos para Mobilidade (VAMO Fortaleza), a gestão pública municipal não tem nenhum ônus financeiro com o sistema Bicicleta Integrada.

Nesta nova estação do Bicicleta Integrada, os ciclistas interessados em utilizar as bikes terão à disposição uma série de benefícios. Um deles, por exemplo, é a possibilidade de retirar as bicicletas a partir das 17h das sextas-feiras e vésperas de feriados, podendo devolvê-las às 9h do dia útil subsequente. Além disso, ao longo dos outros dias da semana, o tempo de posse que o usuário tem direito à bicicleta é de 14 horas, possibilitando que faça, por exemplo, o pernoite com a bicicleta do sistema ou permaneça no seu local de trabalho com ela e devolva após o expediente.