Nova operação da Zona Azul Eletrônica implantada no Crato
18/06/2018

A primeira Zona Azul Eletrônica da Serttel implantada no Ceará começou a funcionar nesta segunda-feira (18). A população do município do Crato, no interior do estado, foi a beneficiada e passou a ter acesso ao estacionamento público rotativo nas ruas da cidade por meio do bilhete eletrônico desenvolvido pela empresa pernambucana. Até então, a operação era feita por meio de talão impresso.

O tíquete eletrônico poderá ser adquirido de três formas: nos pontos de vendas credenciados no comércio local, por meio de aplicativo para smartphones (iOS e Android) e de monitoras da Serttel, que circularão pelas ruas de forma estratégica. “Por quase um ano nossa Zona Azul funcionou com o talão impresso. Nossa expectativa é facilitar o acesso da comunidade e garantir a continuidade na oferta do serviço. A implantação da Zona Azul Eletrônica facilitará o gerenciamento e a fiscalização. Nossa cidade está sendo pioneira na região ao implantar essa tecnologia”, conta o coronel Jarbas Freire, secretário de Segurança Pública do Crato.

Entre as ruas que terão as vagas da Zona Azul do Crato estão a Dr. João Pessoa, Santos Dumont, Bárbara de Alencar, Tristão Gonçalves, Miguel Lima Verde, Monsenhor Esmeraldo, José Carvalho, Praça da Sé e alguns trechos próximos ao Paço Municipal. Os espaços receberam sinalização vertical e horizontal. Serão disponibilizadas 531 vagas para Zona Azul e 42 para Zona Marrom (veículos de carga e descarga). A hora custará R$ 2,00.

BENEFÍCIO – Os idosos e deficientes continuam tendo direito à gratuidade no uso das vagas do estacionamento rotativo por duas horas, desde que o Cartão do Idoso ou do Deficiente na cor azul, fornecido pelo Demutran, esteja sobre o painel no interior do veículo em condições de visibilidade, conforme previsto na Lei n° 3.057/2014 e nos Decretos n° 806001/2016 e n°1703001/2017. A regra prevista na legislação é válida para as vagas especiais ou comuns. Após as duas horas na mesma vaga, o beneficiário torna-se um usuário comum para efeito de pagamento pela utilização do serviço e sujeito às penalidades cabíveis, além da remoção do veículo.

A fiscalização por parte dos agentes de trânsito do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) será feita com terminais portáteis (smartphones), que otimizam a fiscalização e a gestão online do serviço, tornando-o ágil e seguro.

Além do Crato, a Serttel também implantou o sistema de Zona Azul Eletrônica em outras dez cidades: Serra (ES), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Caraguatatuba (SP), Pelotas (RS), Lavras (MG), Rio Branco (AC), Aracaju (SE), Caruaru (PE) e Petrolina (PE).