Aplicativo Rotativo Digital disponível em BH
22/08/2018

Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, passa a contar, a partir desta terça-feira (21 de agosto), com o aplicativo ZAE Rotativo Digital BH, criado pelo Grupo Serttel. O sistema vem compor mais segurança, comodidade e democratização do espaço público. O aplicativo para compra e ativação do Rotativo Digital já está disponível nas lojas Google Play e App Store.

Para estacionar dentro das novas regras, o motorista deverá baixar o app, realizar um cadastro inicial informando a placa do veículo e adquirir o Rotativo Digital pelo próprio aplicativo ZAE Rotativo Digital BH. O pagamento pode ser feito por meio de cartões de débito e crédito. Não será necessário imprimir o comprovante e nem colocá-lo no painel do carro.

Com foco na facilidade de utilização pelo usuário, o App ZAE Rotativo Digital da Serttel foi pensado para otimizar ao máximo as operações de compra e ativação de Rotativo Digital, possibilitando acesso prático e rápido às operações disponíveis, com baixa curva de aprendizado. As funcionalidades oferecidas pelo app são, dentre outras: Cadastro, Gestão de Placas, Compra e Ativação de Rotativo, Alarme Sonoro, Histórico de Compra e Ativação, Extrato e 2ª via do Comprovante.

O  Rotativo Digital será vendido ao mesmo preço de comercialização do faixa azul: R$ 4,40. Não será permitido estacionar sem utilizar o  Rotativo Digital ou o Bônus, mesmo permanecendo o condutor ou outra pessoa no veículo; ultrapassar o tempo máximo permitido de estacionamento; usar a vaga pelo mesmo veículo de forma consecutiva, através do uso sequencial do crédito eletrônico e/ou do bônus e fazer uso da folha ou crédito eletrônico ou bônus do Estacionamento Rotativo de outro município. Essas ações são passíveis de multa e remoção do veículo.

A fiscalização por parte dos agentes de trânsito da BHTrans será feita com terminais portáteis (smartphones), que otimizam a fiscalização e a gestão online do serviço, tornando-o ágil e seguro. Esse sistema informa se o veículo pagou pela hora de estacionamento na sua vaga.

O sistema ZAE, Zona Azul Eletrônica da Serttel, também está sendo utilizado por outras 12 cidades brasileiras: São Paulo (SP), Lavras (MG), São José dos Campos (SP), Caraguatatuba (SP), Pelotas (RS), Serra (ES), Rio Branco (AC), Aracaju (SE), Caruaru (PE), Petrolina (PE), Crato (CE) e Fortaleza.

Confira as novas regras da BHTrans para o uso do Rotativo Digital:

- Para estacionar por até o tempo máximo de permanência indicado na placa de sinalização do estacionamento rotativo, o usuário deverá utilizar o crédito eletrônico;

- Para estacionar por até 30 minutos, independentemente do tempo máximo de permanência regulamentado, o usuário poderá utilizar o bônus eletrônico de gratuidade gerado na compra do crédito eletrônico;

- A utilização do crédito eletrônico e do bônus poderão ocorrer na mesma data ou em datas distintas;

- É proibida a utilização da vaga pelo mesmo veículo de forma consecutiva, através do uso sequencial do crédito eletrônico e do bônus, ou vice-versa, sem retirar o veículo da vaga;

- O crédito eletrônico e o bônus deverão ser utilizados obrigatoriamente pelo mesmo veículo;

- O tempo máximo de estacionamento permitido em uma mesma vaga é o indicado na placa de sinalização do estacionamento rotativo, ou 30 minutos, conforme o caso;

- O mesmo crédito eletrônico ou bônus poderá ser utilizado em mais de uma área de estacionamento rotativo ao longo do mesmo dia, desde que respeitado o tempo máximo de permanência em cada área ou 30 minutos, conforme o caso, contado a partir da hora de sua ativação pelo usuário.