Serttel disponibiliza solução para o Rotativo Zona Azul de Fortaleza
16/08/2018

Fortaleza, capital do Ceará, passa a contar, a partir desta quinta (16), com o Estacionamento Rotativo Zona Azul Digital. A população passará a ter acesso ao estacionamento público rotativo nas ruas da cidade por meio da aquisição do Cartão Azul Digital (CAD) ou bilhetes eletrônicos, utilizando o ZAE: Zona Azul Digital Fortaleza, aplicativo desenvolvido pela Serttel. Até então, a operação era feita por meio de um cartão de papel. O sistema 100% digital proporciona mais segurança, comodidade e democratiza ainda mais o uso do espaço público.

Cerca de 1.916 vagas passarão a ser gerenciadas e monitoradas com a zona azul eletrônica nos bairros do Centro, Aldeota, Meireles, Dionísio Torres e Montese. Além de ampliar as vagas nestas localidades já contempladas, 19 novas áreas da cidade passarão a contar ao longo do ano com estacionamento rotativo: Benfica, Cidade dos Funcionários, Cocó, Edson Queiroz, Farias Brito, Fátima, Jóquei Clube, Messejana, Papicu, Parangaba, Parque Manibura, Parquelândia, Praia de Iracema, Praia do Futuro, Presidente Kennedy, Rodolfo Teófilo, São Gerardo, Sapiranga e Varjota.

“Além do app de Zona Azul de Fortaleza (encontrado nas lojas Apple e Google), a Serttel já opera na cidade os projetos de bicicleta compartilhada Bicicletar, Bicicleta Integrada, Bicicletar Corporativo para os funcionários da Prefeitura, Mini Bicicletar, dos aplicativos para pagamento dos estacionamentos do RioMar Fortaleza e do RioMar Presidente Kennedy, além do sistema de compartilhamento de veículos elétricos conhecido como Vamo Fortaleza”, explica Rudrigo Maciel, diretor da Serttel. Ele conta que são quase meio milhão de usuário na base de dados da empresa somente em Fortaleza, além de mais de 12 anos de experiência em aplicativos voltados para mobilidade urbana. “Esta experiência confere a Serttel grande credibilidade para disponibilizar para os cidadãos da cidade uma solução de pagamento do estacionamento de rotativo de alta qualidade, segura e testada em mais de 11 grandes cidades do país. Outra grande vantagem para o cidadão é que ele poderá usar o mesmo usuário e senha cadastrados nas outras soluções da Serttel, permitindo o uso imediato do aplicativo de pagamento. Basta baixar na loja Apple ou Google Play, logar e usar, sem necessidade de novo cadastro”, complementa.

Os espaços receberam sinalização vertical indicando tipo de vaga/veículo e a faixa de horário padrão/tempo de permanência, que pode variar de acordo com o perfil do local e dia da semana. Os veículos poderão ficar estacionados nas vagas por 1 hora, podendo ocorrer a prorrogação pelo mesmo período; 2 horas, podendo ocorrer a prorrogação pelo mesmo período; e 5 horas, sem prorrogação de tempo. Cada tíquete eletrônico custa R$ 2,00. Os cidadãos cearenses poderão adquiri-los por meio de aplicativo para smartphones (iOS e Android) e nos pontos de vendas credenciados (lojas, farmácias e outros tipos de estabelecimentos comerciais).

Cabe ao usuário baixar o app, realizar um cadastro inicial informando a placa do veículo e adquirir o Cartão Azul Digital (CAD) pelo próprio aplicativo. Não será necessário imprimir comprovante nem colocá-lo no painel do carro. É possível usar o próprio aplicativo para renovar o tempo de permanência, à distância, pois um alerta avisará quando o mesmo estiver expirando. Quem não possui smartphone ou tenha dificuldade no acesso à internet terá a opção de comprar o CAD nos pontos de venda credenciados.

A fiscalização por parte dos agentes de trânsito será feita com terminais portáteis (smartphones), que otimizam a fiscalização e a gestão online do serviço, tornando-o ágil e seguro. Esse sistema informa se o veículo pagou pela hora de estacionamento na sua vaga.

VAGAS ESPECIAIS - Idosos e deficientes continuam tendo direito à gratuidade no uso das vagas especiais, desde que utilizem as credenciais de estacionamento emitidas pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) de forma visível e que obedeçam ao tempo máximo indicado para a vaga. Do total de vagas, 5% são destinadas a idosos e 2% a portadores de deficiência, conforme direito assegurado por Lei Federal com uso regulamentado por Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que corresponde a cerca de 365 vagas rotativas para idosos e 146 para deficientes.

O sistema de Zona Azul Eletrônica Serttel também está sendo utilizado por outras 12 cidades: Crato (CE), Serra (ES), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Caraguatatuba (SP), Pelotas (RS), Lavras (MG), Rio Branco (AC), Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Caruaru (PE) e Petrolina (PE).

Sobre a Serttel – A Serttel oferece há 30 anos soluções inovadoras para mobilidade, comodidade e segurança da população nos ambientes urbanos. Os mais de 1.200 colaboradores da Serttel, atuam em todo o país e nas unidades de desenvolvimento e inovação situadas no Parque Tecnológico de Eletroeletrônica de Pernambuco (Parqtel) e no Porto Digital (mais importante cluster de Tecnologia da Informação do Brasil), no Recife (PE). Engenheiros e programadores desenvolvem produtos e serviços com alta qualidade, utilizando as tecnologias mais atuais para melhorar a qualidade de vida e a segurança dos cidadãos. Sua linha de soluções é baseada no conceito de Smart Mobility, que utiliza tecnologia para aperfeiçoar o planejamento, a organização e a infraestrutura da mobilidade urbana. Atualmente a empresa atua em grandes centros urbanos no Brasil, além da Argentina e do México.