DP destaca: Mais fluidez na Zona Sul
17/03/2014

FotoDP170314

Fonte: Diário de Pernambuco – Vida Urbana

Boa Viagem recebe 114 orientadores de trânsito para auxiliar motoristas e aumentar a agilidade nas principais vias

Agora é a vez de Boa Viagem receber os “amarelinhos”. A partir de hoje, orientadores de trânsito que já atuam nas avenidas Agamenon Magalhães, Norte, Rui Barbosa, Rosa e Silva, Parnamirim, Recife e Mascarenhas de Morais estarão também no bairro da Zona Sul com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito. Ao todo, serão 114 profissionais espalhados em 22 cruzamentos das avenidas Boa Viagem, Engenheiro Antônio de Góes, Conselheiro Aguiar, Domingos Ferreira, Herculano Bandeira e Visconde de Jequitinhonha.

Nas seis avenidas que receberão a iniciativa, circulam cerca de 230 mil veículos por dia. “A abordagem educativa desses profissionais no ordenamento do trânsito tem sido importante para a melhoria da fluidez das vias. Além disso, a aceitação da população no respeito às suas orientações tem sido fundamental para o projeto. Acreditamos que em Boa Viagem teremos um resultado muito positivo”, afirma a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Taciana Ferreira.

Esses profissionais apenas orientam motoristas e pedestres, no intuito de evitar a retenção do trânsito, o cometimento de infrações e a ocorrência de acidentes. Os orientadores não têm o poder de notificação de infrações, responsabilidade que continuará a cargo dos agentes de trânsito. Todos os profissionais passaram por capacitação teórica, prática e vivência de campo, onde receberam lições como legislação de trânsito, rede semafórica, técnicas de operação de trânsito e abordagem.

Mais orientadores

Até maio de 2014, a ação será levada a outras cinco grandes vias da cidade, como a Rua Real da Torre, Estrada dos Remédios, Rua Cosme Viana, Avenida Caxangá e Avenida Abdias de Carvalho. A operação irá envolver um total de 468 profissionais, sob coordenação da CTTU. Quatro engenheiros de tráfego, que atuarão em contato com a Central de Operações de Tráfego da Companhia, realizarão o planejamento de ações que permitam dar mais agilidade na mobilidade.