Noronha passa a compartilhar bike
29/03/2014

Noronha

Fonte: Jornal do Commercio – Cidades, em 29 de março de 2014

Estado anuncia a instalação da primeira estação da ilha, com 5 unidades, a partir da próxima semana. Em abril, vão ser oferecidas 50 bikes elétricas

Da Redação

Chegam, na próxima semana, em Fernando de Noronha, cinco bicicletas elétricas que farão parte do sistema de compartilhamento do Plano Noronha Carbono Neutro, que prevê a redução de emissão de gás carbônico no arquipélago. A iniciativa, que torna a ilha o primeiro território carbono-neutro do Brasil, foi apresentada ontem pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e pelo secretário de de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, Sérgio Xavier. Eles formalizaram parceria com as empresas Shineray e Serttel, que apoiam o sistema de mobilidade elétrica de baixo carbono em Noronha.

Na ocasião, que ainda apresentou um balanço dos resultados alcançados nos últimos anos em ações com foco no meio ambiente e sustentabilidade, o governador e o secretário assinaram um decreto que cria seis novas unidades de conservação na mata atlântica e caatinga (confira no quadro ao lado).

Sobre o sistema de compartilhamento de bicicletas elétricas, Sérgio Xavier acredita que a iniciativa oferece uma possibilidade sustentável de a população e os turistas explorarem os pontos turísticos da ilha, longe da poluição do meio ambiente e do cansaço. “É só carregar a bike e tocar no pedal, que funciona como um acelerador”, disse o secretário. A ideia do projeto é reduzir as emissões das motos (um dos principais veículos em Noronha) e estimular a promoção de hábitos saudáveis.

O modelo que será disponibilizado, na próxima semana para o período de adaptação às condições do arquipélago, é o E2 250W – aro 22 automática. Até o fim de abril, 50 bikes ficarão à disposição em bicicletários em vários pontos de Noronha para aluguel, nos moldes do que já acontece no Recife, através da Serttel.

Com estilo que combina traços retrôs e modernos, a E2 tem marcha única e chega a 25 km/h (velocidade estipulada pela última Resolução do Conselho Nacional de Trânsito), além de proporcionar uma autonomia de 65 km com a carga total da bateria. O tempo de recarga fica entre 7 e 8 horas. A bicicleta, que pesa 40 kg e suporta uma carga total de 150 kg, possui cadeirinha para crianças no bagageiro e cesta em frente ao guidão. A Shineray garante que a bike alia baixo consumo de energia elétrica ao benefício de não realizar qualquer emissão de carbono. O preço sugerido do modelo E2 250W é de R$ 2,6 mil.

Durante o evento, Eduardo Campos e Sérgio Xavier também assinam protocolo do primeiro programa de compartilhamento de veículos elétricos do Brasil, com representantes da fabricante Xindayang Group, Serttel, Porto Digital e Cimd InterMoney. Além disso, foi formalizada, entre o governo do Estado e a Prefeitura do Recife, a parceria para a realização do projeto Polo Ambiental (um conjunto de edificações sustentáveis em frente ao Parque de Santana, na Zona Norte da cidade), que abrigará as sedes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e da Secretaria de Meio Ambiente do Recife.