Orientadores na Zona Oeste
29/04/2014

Fonte: Jornal do Commercio – Cidades

Desde ontem, 38 controladores de tráfego começaram a atuar nos cruzamentos dos bairros de Afogados, Torre e Madalena

JC CIDADES - 29.04.2014

Cruzamentos dos bairros da Torre, Madalena e Afogados, na Zona Oeste do Recife, passaram a contar ontem com 38 orientadores de trânsito. No primeiro dia dos profissionais na região, o trabalho deles foi bem aceito por condutores e transeuntes. Os controladores não podem aplicar multas, mas orientam motoristas e pedestres de maneira a ajudar a fluidez do tráfego e a impedir que normas sejam desrespeitadas.

“Os veículos respeitam mais os pedestres com a presença dos orientadores”, argumentou o programador Gerivan Clécio dos Santos Júnior, 18 anos, ao passar pela Avenida Visconde de Albuquerque, um dos pontos de atuação dos educadores. No mesmo local, outros transeuntes se depararam com o sinal de pedestres quebrado. Parte deles só conseguiu atravessar a avenida quando recorreu a ajuda dos controladores.

Além da Visconde de Albuquerque, cruzamentos nas Ruas Benfica, José Bonifácio, José Osório, Marcos André, Conde Irajá, Real da Torre, Padre Anchieta, Cosme Viana, 21 de Abril e São Miguel também foram beneficiados. Os orientadores atuam entre 6h e 21h durante a semana e entre 7h e 14h nos sábados.

Com a chegada do grupo à Zona Oeste, já são 358 profissionais nas vias da cidade – 320 distribuídos pelo Centro, Zona Sul e Zona Norte. A Prefeitura do Recife espera ampliar o número para 372 a partir do próximo mês, quando os educadores passarão a atuar também nas Avenidas Caxangá e Abdias de Carvalho.

“Quem ganha com isso é o trânsito, que passa a ser mais organizado”, destacou o aposentado Geraldo Siqueira. Aos 80 anos, ele vê outros motoristas cometendo infrações com frequência. “Tem gente que não respeita nem o sinal. Por isso, acho que toda ação que vem para ajudar é bem vinda”, completou.

FAIXA AZUL

Outra iniciativa que veio somar esforços para a fluidez do trânsito, especificamente para quem é usuário de ônibus, foi a Faixa Azul. O cronograma da PCR previa que até junho 60 quilômetros de corredores exclusivos seriam implantados. Até agora, entretanto, apenas a Rua Cosme Viana, no bairro de Afogados, Zona Oeste, e a Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, Zona Sul, receberam as faixas. A Mascarenhas de Moraes conta com 7 quilômetros de faixa em cada um dos sentidos e a Cosme Viana com 1,6 quilômetro. Cerca de 40 quilômetros ainda precisam ser implantados para cumprir a meta da PCR.

Segundo a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), estudos ainda estão sendo realizados antes que as novas faixas sejam implantadas. A previsão é que a inserção seja feita até junho nas Avenidas Recife, Beberibe, Abdias de Carvalho, Domingos Ferreira, Herculano Bandeira, Conselheiro Aguiar, Antônio de Góis, Visconde de Albuquerque, na Ruas Cônego Barata e nas Estradas dos Remédios e Velha de Água Fria.