Pernambuco testa compartilhamento de carros elétricos
26/02/2014

Valor

Fonte: Valor Econômico – Murillo Camarotto, em 26 de fevereiro de 2014

Os motoristas de Pernambuco vão começar a testar em abril um sistema de compartilhamento de carros elétricos semelhante ao que já existe com bicicletas em várias cidades do país. Um acordo firmado na semana passada, em Xangai, entre o governo estadual, a empresa de soluções em mobilidade Serttel e a montadora chinesa Xindayang prevê, inclusive, que a montagem dos veículos elétricos seja feita em Pernambuco, caso o projeto vá adiante.

A ideia é que os carros elétricos funcionem como alternativa ao uso do automóvel particular. O secretário estadual de Meio Ambiente, Sérgio Xavier, explica que os veículos compactos – além de não causarem poluição ou ruído – ocupam quase a metade do espaço de um automóvel tradicional de pequeno porte.

Os carros vão ficar conectados à base de abastecimento elétrico e poderão ser “alugados”, via smartphone, por qualquer pessoa cadastrada no software que está sendo desenvolvido pela Serttel, que também será responsável pela construção das estações e por toda a inteligência embarcada do sistema. Os sete primeiros carros vão ser testados em abril nas ruas do Recife e de Fernando de Noronha.

O secretário de Meio Ambiente lembra que um projeto semelhante funciona desde 2011 na França. Batizado de “Autolib”, o programa já conta com aproximadamente 5 mil carros elétricos circulando em Paris. A utilização do modelo mais simples, de acordo com o site do programa, custa € 2,10 por hora, além de uma taxa de inscrição. Há também a possibilidade de pagamento de uma tarifa mensal para utilização do serviço.

“Na experiência francesa, estudos apontam que cada carro elétrico disponível no programa representa oito carros a menos nas ruas”, informou Xavier, ao lembrar que, apesar da indiscutível prioridade que se deve dar ao transporte público, o carro é, em muitas situações, indispensável.

Citando o exemplo das bicicletas – hoje são mais de 700 em circulação no Recife -, o secretário informou que a intenção do governo é que o projeto seja bancado exclusivamente pela iniciativa privada. No caso das bicicletas, o banco Itaú patrocina o projeto – no Recife e em outras capitais do país – em troca de publicidade. “Esperamos que funcione da mesma forma com os carros, que terão espaço para a propaganda”, explicou Xavier.

Presidente da Serttel, Angelo Leite afirma que o objetivo é levar o compartilhamento de carros para as principais cidades brasileiras. A empresa provê atualmente o serviço de bicicletas em cinco capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre) e está fechando nesta semana contrato com Buenos Aires. Ao todo, 7 mil bicicletas vão estar no programa até o final deste ano, segundo o executivo.

Os testes com os primeiros carros vão ser utilizados como base para a definição do valor do serviço. A aceitação dos usuários também pode resultar na construção de uma unidade da montadora chinesa Xindayang em Pernambuco. “Além do serviço de compartilhamento aos cidadãos, a ideia é oferecer os carros elétricos para projetos de frotas controladas, tanto para empresas quanto para o poder público”, completou o presidente da Serttel.