Recife ganha compartilhamento de carros elétricos
15/12/2014

Pelos próximos 30 dias, o Porto Digital, criador do projeto, testa os carros nas ruas da cidade

Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios/Econegócios e Serviços
Publicada em 15 de dezembro de 2014

Andar de carro em Recife fica mais fácil – e também mais ecológico – a partir de hoje (15/12). O Porto Digital, parque tecnológico da capital pernambucana, acaba de lançar na cidade o car sharing, sistema de empréstimos de carros elétricos.

O sistema, popular em diversos países da Europa, como a França, possibilita que qualquer pessoa usufrua da praticidade do carro sem ter que pagar pela gasolina, seguro ou IPVA. Para utilizar o serviço, o motorista precisa ter idade superior a 18 anos e possuir a Carteira Nacional de Habilitação.

Depois, é necessário baixar o aplicativo do serviço e realizar um cadastro, acrescentando os dados pessoais e, também, o número do cartão de crédito. O plano de utilização será mensal, no valor fixo de R$ 30. Este valor dá o direito de usar os carros. Mas, para sair com o carro, o usuário deverá pagar no momento do uso uma taxa de R$ 20 pelos primeiros 30 minutos utilizados; e R$ 0,75 por cada minuto adicional.

Como no aplicativo é necessário informar a origem e o destino, é possível adotar a modalidade carona. Neste caso, o plano mensal tem o mesmo preço, mas a taxa de R$ 20 pelos primeiros 30 minutos é dividida entre o carona e o motorista, ficando R$ 10 para cada um.

Nos próximos 30 dias, os três carros do sistema estarão em fase de testes, época em que apenas 20 pessoas – já selecionadas – poderão utilizar os veículos sustentáveis à vontade, devolvendo-os em três estações: na sede do Porto Digital, no CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) e na aceleradora Jump Brasil. Nessa fase, os carros serão levados por funcionários para serem recarregados na estação central (do Porto Digital) durante a noite.

Em 2015, o sistema vai ganhar outros três locais de compartilhamento: a Praça do Derby, a estação do metrô próxima à Casa da Cultura, e a Prefeitura. A partir daí, cada estação terá seu ponto de recarga e o sistema será aberto para o público em geral.

Tanto as estações, quanto os carros, são monitorados a distância. Cada veículo possui um chip que se comunica com o sistema de controle, informando quando o carro é retirado e por onde ele se locomove.

De acordo com Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, a meta é que o poder público se interesse pela solução e crie planos para expandir o serviço. “Nós ficaremos na torcida para que a população aprove a ideia e peça a expansão aos governantes. Esperamos que essa experiência seja como as bicicletas compartilhadas em Recife, cujo sistema já possui 16 mil pessoas cadastradas”, diz.

Os veículos são os modelos ZD e ZDI, da marca chinesa Zhidou. Cada um acomoda dois passageiros e alcança até 60 km/h. Quando totalmente carregado (por seis horas), consegue andar até 120 quilômetros.

O projeto teve o custo de R$ 500 mil, financiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e pela Serttel, empresa pernambucana embarcada no Porto Digital, que arcou com o investimento em pesquisa e desenvolvimento.

De acordo com Saboya, o car sharing de Recife faz parte do projeto Porto Leve, no qual são desenvolvidas soluções aos problemas urbanos focadas no tripé mobilidade, sustentabilidade e segurança.